EQUIPAMENTOS MÉDICOS HOSPITALARES                                               TEORIA E PROJETOS

Dedicado aos interessados neste tema, este site pretende contribuir com material teórico e prático relacionado a alguns princípios da Engenharia Biomédica. Temas ligados a Instrumentação Biomédica e processamentos de sinais biológicos serão abordados. Informações  mais detalhadas no campo dos equipamentos utilizados em cardiologia (Eletrocardiógrafos, Cardioversores...).

  SINAIS NO ELETROCARDIOGRAMA

 

 

CONTEÚDO

 

Princípios de ELETROFISILOGIA

Origem dos Sinais Biológicos

Campos Elétricos em Volume Condutor

Campos Eletromagnéticos

Vetores Elétricos em Volume Condutor

Linha de derivação

Os sinais elétricos no coração. Simulador dos sinais no coração

A Mecânica do coração. O contrôle  dessa mecânica

O Eletrocardiograma (ECG)

Processamento Digital do ECG

Projeto de ELETROCARDIÓGRAFO

Monitores Cardíacos

Cardioversores

Projeto de Bisturí Eletrônico

Segurança em equipamentos biomédicos

ULTRASSOM

ESPECTROFOTÔMETROS UV - VISÍVEL

ESPECTROFOTÔMETROS DE ABSORÇÃO ATÔMICA

CROMATÓGRAFOS

TOMOGRAFIA

RESSONÂNCIA MAGNÉTICA

........

 

ESTA PÁGINA APRESENTA UMA AMOSTRA DO CONTEÚDO JÁ PUBLICADO NO SITE. APÓS UM PERÍODO, ALGUNS CONTEÚDOS SÃO TRANSFERIDOS PARA O MENU CORRESPONDENTE.

 

ESTE É UM EXEMPLO DO APARELHO QUE REGISTRA OS SINAIS DO ELETROCARDIOGRAMA.

Este são os sinais gerados pelo aparelho de cima.

Princípio de funcionamento do ELETROCARDIÓGRAFO.

ESTE CIRCUITO AMPLIFICA OS SINAIS DO CORAÇÃO EM TORNO DE 50 VEZES. ELE TEM UM CERTO NÍVEL DE REJEIÇÃO AO SINAL INTERFERENTE DE 60Hz DA REDE ELÉTRICA.

 

PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO SIMPLIFICADO DO CORAÇÃO COMO BOMBA HIDRÁULICA. SÃO 4 BOMBAS EM SÉRIE EM UM CIRCUITO FECHADO. AS BOMBAS FUNCIONAM SINCRONIZADAS DUAS A DUAS E CONTROLADAS PELO NÓ SINUSAL E  NÓ SINOATRIAL(ATRIOVENTRICULAR). O NÓ SINUSAL ATIVA OS ÁTRIOS E NÓ ATRIOVENTRICULAR ( QUE AGUARDA UM TEMPO PARA O SANGUE SER TRANSFERIDO PARA OS VENTRÍCULOS. APÓS UM TEMPO O NÓ ATRIOVENTRICULAR ATIVA OS VENTRÍCULOS.

O NÓ SINUSAL É O MARCAPASSO NATURAL DO CORAÇÃO. ELE CONTROLA.

Na figura abaixo um circuito eletrônico que simula o comportamento elétrico do coração.

 

EFEITOS DA CORRENTE ELÉTRICA DA REDE        ( 60 Hz ) NO CORPO HUMANO.

A frequência de 60 Hz é muito prejudicial aos tecidos biológicos ( provoca oscilação de íons dentro das células causando destruição).

SIMULADOR VETORIAL CARDÍACO. SIMULA EM 3 DIMENSÕES OS VETORES DO ECG.

 

PROJETO PARA PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS NO CAMPO DA VISÃO , AUDIÇÃO E DIFICULDADE DE SE COMUNICAR POR ESCRITO DE  FORMA CONVENCIONAL . QUALQUER SINAL EMITIDO PODE ACIONAR ESSE TIPO DE PROCESSADOR DE TEXTO ADAPTADO.

 

BENGALA ELETRÔNICA

Este sistema permite, após um certo treinamento, orientar os portadores de deficiências visuais a perceberem melhor o mundo a sua volta.

Ele pode perceber obstáculos a sua frente por meio de sons diferenciados . A parte inferior da bengala contém dois eletrôdos que detetam a presença de poças de água para evitar escorregar. Além disso, ela pode escanear o ambiente a sua frente girando simplesmente os sensores para a esquerda direita e para cima.

 

RESSONÂNCIA MAGNÉTICA ... INFORMAÇÕES BÁSICAS

 

PRINCÍPIOS DE ELETRÔNICA :

Fundamentalmente a eletrônica se preocupa em controlar a corrente e  a tensão nos vários pontos de um circuito.

Um circuito é a representação dos vários caminhos que uma corrente elétrica pode seguir.

Sempre, em uma fonte de corrente elétrica, a corrente sai por terminal e retorna necessariamente por um outro terminal.

     A quantidade (intensidade) de corrente elétrica que sai de uma fonte depende do tipo de caminho (circuito) oferecido para a passagem da mesma. Se esse caminho for fácil, de baixa dificuldade(resistência), a corrente passa com facilidade. Se o mesmo caminho for de alta resistência, a corrente que irá fluir será de baixa intensidade.

   Esse é um dos princípios fundamentais da eletrônica. Lei de Ohm

 

Os componentes eletrônicos são os elementos de circuito que estarão no caminho de passagem da corrente elétrica. Eles determinam o que acontecerá com a referida corrente.

Os componentes passivos são os RESISTORES OS INDUTORES E OS CAPACITORES.

Os componentes ativos são muito variados como por exemplo , VÁLVULAS ELETRÔNICAS, TRANSISTORES, CIRCUITOS INTEGRADOS etc...

Os componentes ativos como transistores funcionam basicamente como chaves eletrônicas que podem ligar ou desligar um circuito em velocidades muito elevadas(usado em sistemas digitais). Ao mesmo tempo eles também se comportam como resistores variáveis(potenciomentros) também de alta velocidade de variação.Esta propriedade permite construir os amplificadores de sinal em circuitos analógicos.

 Muitos confundem: É muito comum confundir tensão  ( `voltagem ` )  com corrente elétrica(ampères).

 É errado = falar corrente de 100 volts. ( a corrente elétrica é expressa em ampères). Volts é relativo à tensão elétrica.

Não existe corrente elétrica sem a existência de uma fonte de energia para fornece-la.

Agora, pode existir uma fonte de energia que não esteja fornecendo corrente elétrica.

Isto parece óbvio mas significa que pode haver tensão sem haver passagem de corrente. O contrário não pode, isto é, não existe corrente     elétrica sem haver uma fonte que a forneça. Isto parece ser contrariado no aparelho de RESSONÂNCIA MAGNÉTICA. Na verdade no princípio da SUPERCONDUTIVIDADE a corrente elétrica pode existir sem a presença de tensão mas a energia vem da refrigeração do cobre a -269 graus centígrados( 4graus Kelvin ) usando Hélio líquido.

 

PRINCÍPIO DA CRIAÇÃO DO FORTÍSSIMO CAMPO MAGNÉTICO NA RESSONÂNCIA MAGNÉTICA

Uma fonte de tensão de 5 volts e capacidade de fornecer 1000 A (isso mesmo 1000A) é conectada ao solenóide do equipamento. É usado um artifício interessante. A fonte de corrente é conectada ao solenóide com as extremidades em curto circuito, mas conectada uma distância neste trecho em curto. Este pedaço é mantido a uma temperatura maior do que 4 graus kelvin. Isto cria uma pequena resistência para servir de carga da fonte de 5v. A corrente então é lentamente injetada no solenóide todo refrigerado a 4 graus Kelvin. Em torno de 800 A  o campo estabiliza e o trecho de pequena resistencia é subtamente refrigerado a 4 graus kelvin, tornando a resistencia 0 (zero Ohms) e simultaneamente a fonte de 5v é desconectada do trecho. O resultado disso é uma elevada corrente permanecendo em LOOP sem a presença da fonte  de 5v ,enquanto a temperatura ficar em 4 graus kelvin. Como as perdas devido ao gradiente de temperatura entre o interior do solenóide e o meio exterior são muito pequenas, esta corrente injetada pode permanecer por muitos anos sem um queda significativa. Na verdade tem sistemas onde esta corrente inicial de 800A pode levar 400anos para cair a metade do valor. Muito doido !!!!

 

 Existem dois tipos básicos de corrente elétrica, uma contínua ou CC e a outra alternada (vai e volta pelo circuito) ou AC.

A corrente contínua só circula por caminhos físicos reais e bons condutores elétricos mas a corrente alternada pode circular por caminhos até não físicos como o vácuo. Neste caso a corrente elétrica se transforma em campos eletromagnéticos para fazer a travessia do caminho impossível para uma corrente contínua. Isso muda muito a forma de perceber a eletrônica.

VISITE TAMBÉM O SITE DE ROBÓTICA COM A CALCULADORA HP50G .....

                      www.roboticatulio.com/





 

O CORAÇÃO COMO BOMBA HIDRÁULICA

O funcionamento desta MÁQUINA BIOLÓGICA gera os sinais do ECG mostrado a esquerda.

É O ELETROCARDIOGRAMA.

A onda P ocorre durante a contração dos ÁTRIOS direito e esquerdo simultaneamente.

Em seguida a linha de base fica em zero. É uma espera de aproximadamente 80 milissegundos para o sangue que estava nos Átrios passe para os Ventrículos.

Em seguida fecham-se as válvulas para evitar retorno do sangue para os átrios e então os ventrículos contraem-se gerando os sinais chamados de complexo QRS. Neste exato momento os átrios relaxam e os seus sinais életricos que são menores se misturam com o complexo QRS.

Logo em seguida os ventriculos relaxam e é gerada a onda T do eletrocardiograma.

Cada ciclo desse começa de forma imperceptível para os aparelhos de registro(Eletrocardiógrafos). O Nó Sinusal (um pequeno grupo de células marca-passo gera um impulso elétrico inicial). Ele é o marcapasso natural do coração.

Comando elétrico do coração. Para os que conhecem um pouco de eletrônica podemos fazer uma analogia interessante. O Nó Sinusal é um OSCILADOR ASTÁVEL e o Nó ÁTRIOVENTRICULAR é um TEMPORIZADOR MONOESTÁVEL. Um circuito eletrônico com  o integrado LM556 pode simular esse sistema.